-->



Todo o empreendimento tem uma história para ser contada, a Berckemback Churrascaria não poderia ficar de fora disso. Do menino de roça, ele passou a servir o exército, onde aprendeu a trabalhar de garçom. A profissão lhe rendeu emprego em boas churrascarias de Curitiba, de onde saiu para montar o seu próprio neg&oacio e prosperar na vida. Valdir Back, ou Valdir Berckemback, como é mais conhecido, hoje comanda uma das mais bem estruturadas churrascarias da Região, a Berckemback, localizada no bairro Rio Verde, em Colombo.

O proprietério Valdir Back vem de uma família de seis irmãos, da cidade de Manoel Ribas, no norte do Paraná. Segundo ele, as portas começaram a se abrir através de um encontro, meio que por acaso, em Nova Prata do Iguaçu, também no Paraná. "Depois que sai do quartel, voltei para a cidade onde me criei e continuei trabalhando na roça. Certo dia estava no meio da estrada, parado com o cavalo, quando um empresário de Curitiba, do ramo de churrascaria, me encontrou. Poucos meses depois, já estavam trabalhando com ele, como garçom", conta.

Depois disso, outras oportunidades apareceram e Valdir foi se familiarizando com o ramo de churrascaria. Em 1989, já casado com Lourdes Berckembrock, comprou um terreno em Colombo e começou a construção de sua casa. Nesse período, acabou atuando como vendedor. Quando a casa estava construída, em 1991, surgiu a idéia de abrir um pequeno negócio, ali mesmo, para vender carne assada aos sábados e domingos. A esposa Lourdes e mais uma pessoa cuidavam do negócio, enquanto Valdir continuava trabalhando como vendedor, de porta em porta. Nesse meio tempo, o empresário começou a vender também rifas de carne assada. O resultado foi inesperado: em pouquíssimo tempo o negócio prosperou.

As dificuldades vieram junto com o sucesso mais o empresário e a esposa não se abalaram. De venda de carne assada, o local passou em 1992, à churrascaria Berckemback e assim se aperfeiçoando. Em 1997, Valdir Back aumentou a estrutura do restaurante.

Em setembro do ano de 2005, uma reforma mais bem estudada, com um auxílio de um engenheiro e de um arquiteto, deu à churrascaria Berckemback um ambiente requintado e aconchegante, ideal para reuniões familiares, de negócios ou de grandes eventos. O nome Berckemback surgiu da junção dos sobrenomes de Lourdes Berckembrock, e Valdir Back.